Serviços

Coleta de Resíduos

Nossa equipe visita os clientes com a finalidade de avaliar a situação atual e propor a melhor solução para os seus resíduos orgânicos; realizamos treinamentos para os funcionários dos nossos clientes envolvidos na operação de coleta dos resíduos orgânicos; fornecemos coletores para o acondicionamento dos resíduos orgânicos e coletamos e transportamos os resíduos orgânicos até a Central de Compostagem da VideVerde.

Compostagem

O processo de compostagem na VideVerde é realizado através de decomposição aeróbia, com catalisação feita por introdução de uma combinação específica de bactérias responsáveis pela aceleração do processo. Este tem a duração de 40 dias e o resultado é um composto orgânico com características de fertilizantes, ou seja, rico em nutrientes.

Comercialização de adubo e alimentos orgânicos

O Composto VideVerde e os alimentos orgânicos estão à venda nos supermercados da Rede Zona Sul, ou, em maiores quantidades, diretamente em umas das nossas usinas de compostagem:

  • Filial: Rua Núcleo Colonial de Papucaia, s/n, Lote 56, Papucaia, Cachoeiras de Macacu – Rio de Janeiro, CEP 28695-000. Tel: (21) 2224-3386.





Conceitos

Resíduos Orgânicos

Todo resíduo que tem origem animal ou vegetal, que pode ser exemplificado por: restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, borra de café, madeira (palito de dentes), dentre outros. Vale destacar que o resíduo orgânico ao ser segregado pode ser utilizado, por meio do processo de compostagem, como adubo ou pode ser usado para produção de certos combustíveis a partir da biogasificação.

Sustentabilidade

No início da década de 1980 a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, é indicada para chefiar a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, para estudar a sustentabilidade. O documento final desse estudo foi nomeado de Nosso Futuro Comum, também conhecido, como, Relatório Brundtland. Apresentando em 1987, o documento propõe o desenvolvimento sustentável, que é "aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas necessidades".

Segundo o Relatório da Comissão Brundtland, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável. Entre elas:

  • garantia de recursos básicos (água, alimentos, energia) a longo prazo;
  • preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;
  • diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias com uso de fontes energéticas renováveis;
  • aumento da produção industrial nos países não-industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas;
  • controle da urbanização desordenada e integração entre campo e cidades menores;
  • atendimento das necessidades básicas (saúde, escola, moradia).

Composto Orgânico

Dito de maneira científica, o composto é o resultado da degradação biológica da matéria orgânica, em presença de oxigênio do ar, sob condições controladas pelo homem. Os produtos do processo de decomposição são: gás carbônico, calor, água e a matéria orgânica "compostada".

O composto possui nutrientes minerais tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre que são assimilados em maior quantidade pelas raízes além de ferro, zinco, cobre, manganês, boro e outros que são absorvidos em quantidades menores e, por isto, denominados de micronutrientes. Quanto mais diversificados os materiais com os quais o composto é feito, maior será a variedade de nutrientes que poderá suprir. Os nutrientes do composto, ao contrário do que ocorre com os adubos sintéticos, são liberados lentamente, realizando a tão desejada "adubação de disponibilidade controlada". Em outras, palavras, fornecer composto às plantas é permitir que elas retirem os nutrientes de que precisam de acordo com as suas necessidades ao longo de um tempo maior do que teriam para aproveitar um adubo sintético e altamente solúvel, que é arrastado pelas águas das chuvas.Outra importante contribuição do composto é que ele melhora a "saúde" do solo. A matéria orgânica compostada se liga às partículas (areia, limo e argila), formando pequenos grânulos que ajudam na retenção e drenagem da água e melhoram a aeração. Além disso, a presença de matéria orgânica no solo aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis, o que reduz a incidência de doenças de plantas.